10 regras para comer nas festas e não arruinar a linha



É possível saborear os doces de Natal sem ganhar peso a mais. 
Basta adoptares as estratégias certas (e não tens de passar fome).



Já se sabe que esta quadra festiva coloca em risco a nossa linha. Por isso mesmo, encontrei no site Activa dicas para sobreviveres às festas sem sobrecarregar a balança.

1. Nunca se sente à mesa esfomeada . Se chega a hora da consoada e está com o estômago a 'roncar', a tendência é para comer muito mais. Uma boa dica é comer algo leve antes de se sentar à mesa. Pode ser um iogurte ou uma fatia de pão integral, o importante é não estar esfomeada o que lhe retira qualquer discernimento na hora de evitar os alimentos muito calóricos. Não 'salte' a sopa, que "possui muita água e nutrimentos reguladores e tem poucas calorias", diz Teresa Branco.

2. Coma devagar. Faça-o mesmo intencionalmente, de forma consciente. É uma estratégia para "enganar" o estômago, que assim fica saciado mais cedo.

3. Escolha bem as bebidas. O álcool tem um alto teor calórico e deve ser ingerido com moderação. Pode acompanhar a refeição com um copo de vinho (que tem 78 calorias.), mas não mais. Os refrigerantes, já se sabe, são de evitar, e atenção aos sumos de fruta, que têm o condão de fazer subir o nível glicémico em flecha. Como depois também desce em flecha, acaba por ficar com fome muito rapidamente e o mais provável é ir comer uma rabanada. Se quiser um sumo, opte por um de tomate temperado, que é pouco calórico.

4. Deixe os doces para o fim da refeição. Por mais tentador que seja ir picando um sonho aqui e uma filhó acolá, resista. E quando comer a sobremesa, seleccione um bocadinho de cada doce, coloque-os num prato de sobremesa e saboreie-os como merecem.

5. Saia da mesa depois de comer. Nestas alturas há a tentação de se diluírem os horários das refeições. Na prática, o dia transforma-se numa única refeição gigante porque se está sempre a comer e fica-se na mesa muito depois de se ter terminado, a conversar e debicar. Evite isto. Levante-se quando acabar de comer e não "pique" entre as refeições.

6. Compense refeições pesadas com outras mais leves. É importante não sobrecarregar o organismo e ir equilibrando a ingestão de calorias. Se abusar ao almoço do dia de Natal, faça um jantar mais leve.

7. Confeccione doces menos calóricos. O açúcar pode ser substituído por adoçante. Se nunca experimentou, comece por substituir apenas metade. Na manteiga, pode fazer o mesmo e usar metade em versão light; use sempre leite magro em vez de gordo e tente, quando possível, usar mais claras do que gemas. Assim, se a receita pedir dois ovos, ponha um ovo e mais uma clara, e assim sucessivamente.

8. Resista ao primeiro impulso. Se está a falar com a sua tia e começa a ver os sonhos de abóbora a chamar por si e o açúcar das rabanadas a brilhar como cristal, faça tudo menos dirigir-se para eles como um autómato. Conte até dez, centre-se na sua tia, converse com ela. Além de melhorar as relações familiares ainda evita as calorias que tem cada rabanada.

9. Evite repetir os pratos. À mesa tente não se servir mais do que duas vezes de cada prato. Se não resistir, lembre-se que pode repetir o peru (porque é magro), mas não o recheio.

10. Escolha tendo em conta as calorias. Saber o valor calórico ajuda-a a seleccionar os alimentos que podem ter primazia sobre os outros. Entre os doces, as filhoses (172 calorias) são preferidas às rabanadas (400 calorias). Nas entradas, os pastéis de camarão são ligeiramente mais calóricos do que os de bacalhau (165 vs 116), enquanto a coxa de frango ascende aos 206. O croquete tem 99 calorias. Quanto aos queijos que nunca faltam nas mesas de Natal, 20 gramas de queijo da serra curado ascendem às 385 calorias, enquanto o brie tem 263 e o fresco 265.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Enviar um comentário

A tua opinião é muito importante, conto contigo!