O que garante a duração dos perfumes na pele e frasco?


O que garante a permanência do cheiro na pele é a sua estrutura, isto é, notas presentes e família olfactiva e a qualidade das matérias-primas utilizadas.

Notas cítricas como bergamota, limão, tangerina e toranja, e aromáticas, como alecrim, lavanda e sálvia, costumam ser mais voláteis. Já as notas amadeiradas como sândalo, cedro, vetiver e patchouli; e as especiarias como canela, cravo, pimenta e noz-moscada, assim como as doces (baunilha) tendem a durar mais.



Outro ponto importante, que vai determinar a durabilidade do cheiro, é a concentração de fragrância dentro do perfume – um Eau de Parfum tem mais de 15% de dosagem; um Eau de Toilette tem de 10 a 14%; uma água-de-colónia, de 4 a 9%; e um splash ou água perfumada tem até 3%. Quanto maior a concentração, mais vai durar.


O tipo de pele também pode ter a ver com o cheiro polongado ou não da fragrância no corpo. O segredo é manter a pele bem hidratada para o que o perfume dure por mais tempo.


A claridade e a humidade podem alterar e até oxidar (assim como o sol), algumas notas e mudar as características do perfume original. Por isso, o ideal é guardar o frasco fora da casa de banho, dentro do guarda-roupa, que é um local seco e escuro, e de preferência na caixa em que é vendido.


As regiões ideais para colocar um perfume, são aquelas onde a circulação sanguínea é mais activa, que por serem mais quentes exalam a fragrância. Alguns exemplos: atrás da orelha, na dobra do braço, no pescoço, no pulso, no colo e atrás do joelho.


DICA EXTRA: Esfregar os pulsos com mais força na hora da aplicação, porque dessa maneira facilitamos que as notas de saída (mais voláteis) evaporem mais rapidamente e o perfume perca parte da sua durabilidade.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Enviar um comentário

A tua opinião é muito importante, conto contigo!