Fazer durar a maquilhagem e os cosmeticos


Devemos ter muita atenção com a validade dos cosméticos mas também em ter os cuidados de higiene e utilização adequados e necessários.


Existem estatísticas que dizem que 9 em cada 10 mulheres usam produtos de maquilhagem que já passaram do prazo. No entanto, existem algumas dicas que ao serem colocadas em prática, fazem com que os cosméticos durem mais tempo!


Local para arrumar os cosméticos/maquilhagem:
Normalmente a tendência é colocarmos os produtos na casa de banho, só que infelizmente esse também costuma ser um dos locais da casa com mais humidade, o que pode alterar e até danificar a fórmula do produto. 
Guarda os produtos de maquilhagem num ambiente fresco e seco, longe do sol. Alguns produtos cosméticos como vernizes e batons preservam-se melhor em locais com temperaturas mais baixas. Os perfumes devem ser guardados em lugares escuros e longe das humidades. Não deixes maquilhagem dentro do carro e em lugares com altas temperaturas.

O que contamina um cosmético:
Os sintomas de contaminação podem ser vermelhões, zonas da pele a escamar, micoses, borbulhas, comichões, etc. Basta encostar um dedo num creme e poderemos já estar a contamina-lo. Os produtos de limpeza de pele têm nutrientes e água na sua formulação sendo um óptimo habitat para o desenvolvimento de micróbios. As bactérias demoram cerca de 20 minutos para se multiplicarem num creme, já os fungos são mais lentos, levam em média 5 a 7 dias para formar uma colónia. Nunca descures a limpeza dos pincéis utilizados para a aplicação de maquilhagem.

Cuidados de higiene para não contaminar os cosméticos:
Lava as mãos antes de usar qualquer produto de beleza ou higiene e utiliza uma espátula, que deve ser limpa sempre depois da aplicação do produto.
O ideal é comprar embalagens que evitam o contacto dos dedos com o produto, evitando problemas que possam ocorrer por contaminação. Os cosméticos em bisnaga ou com doseadores isolam a fórmula do contacto com o meio ambiente, protegendo-a com maior eficácia. Mantêm as embalagens bem fechadas e não emprestes os produtos a outras pessoas, principalmente maquilhagem de olhos e batons.

Como ver se um cosmético está contaminado:
Os cosméticos (maquilhagem, cremes, etc.) têm uma aparência, cheiro e consistência própria. 
Sempre que um produto apresente alteração de cor ou cheiro.

Exemplos de sinais de contaminação de cosméticos:
Máscara de pestanas: Provocar ardor e olhos inchados
Sombras, blush, pó compacto: Esfarelar, agarrar ao pincel ou apresentar sinais de mofo na embalagem 
Pó Facial: Mau cheiro e humidade
Lápis de olhos e contorno de lábios: Alteração da cor ou textura
Vernizes: Fórmula endurece totalmente
Cremes: Alteração da cor, do cheiro, consistência mais líquida ou endurecida
Champô e Condicionadores: Alteração da textura ou do cheiro
Fragrâncias: Alteração do cheiro ou da cor

Como ver o prazo de validade de um cosmético:
A maior parte dos produtos de maquilhagem indica qual o seu prazo de validade na embalagem. Basta procurar o sinal da embalagem aberta e observar o número correspondente aos meses: 9 M (nove meses de validade, depois de aberto) e por aí adiante.


Alguns produtos tem “Válido até XX/XX/XX” e isso indica uma data fixa, quer dizer que a validade começou a contar desde o minuto que foi fabricado.



Os produtos com filtros solares, por exemplo cremes e loções, têm prazos de validade limitados, que devem ser seguidos, sob pena do creme já não ser eficaz como devia.

Dicas extra para aumentar a duração dos cosméticos:
  1. Antes de comprar um produto, verifica a validade. Ás vezes as promoções enganam e acabamos comprando produtos quase vencidos
  2. A consistência do produto influência na validade. Quanto mais seco, mais o produto dura
  3. Alguns produtos vem com a data de fabricação/validade estampada na caixa, por isso antes de deitares a caixa fora, compra umas etiquetas e cola nos produtos diretamente para não te esqueceres
  4. Se usaste uma máscara quando tiveste conjuntivite ou um gloss quando tiveste herpes evita usa-los novamente. No caso de batons podes cortar ou mergulha-lo no álcool, afiar os lápis, raspar a sombra e colocar numa caixinha diferente
  5. Se o pó compacto não tiver separação para guardares longe do produto a esponjinha que habitualmente trazem, usa um papelinho entre o pó e a esponja, assim mantens limpa a esponja
  6. Quando levas produtos na bolsa/necessaire também diminui a validade delas uma vez que ficam expostas ao calor e sofrem danos no transporte
  7. Não te enganes achando que se comprares um MEGA pote de sombra estás a poupar. Dá preferência para embalagens menores que sabes que vais conseguir utilizar antes de passar a validade



O ideal é lerem sempre as embalagens ou folhetos explicativos, bem como fazer uma revisão periódica dos cosméticos para verificar se algum deles está com o prazo de validade vencido.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Enviar um comentário

A tua opinião é muito importante, conto contigo!