Poros Dilatados | O que são, o que os causa e como tratar deles

As rugas, manchas e flacidez do rosto, dividem a preocupação das mulheres com outro problema: os poros dilatados.
Alerta: “Pele oleosa não significa pele hidratada. Pessoas com pele oleosa e poros dilatados também precisam hidratar a pele com produtos específicos”

O que são poros dilatados?
Devem-se a uma produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas.
Quando dilatam, perdem a elasticidade e não voltam a contrair-se. Este problema surge principalmente nas peles oleosas e também nas peles mistas (que se caracterizam pela oleosidade na zona T). Isto ocorre quando a nossa pele está com algum desequilíbrio. São uma disfunção estética da pele, não uma doença, porém quando as consequências dessa característica atingem níveis elevados passam a ser considerados uma doença, de acordo com a médica Samanta Nunes:
“Quanto maior, mais obstruído o poro. E quando os poros ficam muito entupidos, tornam-se borbulhas que já são considerados uma doença de pele: acne grau I”.

O que causa os poros dilatados?
- Falta de uma limpeza adequada da pele
- Acumulação de maquilhagem e poluição
- Mudanças na estrutura da pele causadas pelo envelhecimento (Conforme envelhecemos, a nossa pele perde elasticidade, o que faz com que os poros fiquem mais evidentes)
- Exposição ao sol (O sol faz com que a pele fique mais espessa, aumentando o número de células mortas depositadas ao redor dos poros, contribuindo para a maior evidência deles)
- Sexo: Em geral, os homens tendem a ter mais poros dilatados que as mulheres (As mulheres podem apresentar poros dilatados principalmente durante alterações hormonais, particularmente durante o período menstrual)
- Genética (As pessoas com pele oleosa têm poros mais visíveis que as pessoas de pele seca, principalmente na testa e no nariz. O tipo de pele (seca ou oleosa) de cada um é determinado por questões genéticas)

O que podes fazer para resolver ou tratar do problema?
- É muito importante usar de 1 a 2 vezes por semana um bom esfoliante para remover impurezas e restos de células mortas no interior dos poros e deixá-los menores (Sabe mais sobre esfoliação clicando aqui). No entanto, esfoliar a pele mais que duas vezes por semana irá estimular ainda mais a produção de oleosidade, por isso não o faças
- Usa produtos específicos para esse problema
- Usa diariamente protector solar (independentemente da época do ano)
- Quando te fores maquilhar, antes de aplicares a base, experimenta usar um primer (Sabe a importância de o usares, clicando aqui) e após aplicares a base, não te esqueças de aplicar um pó com ou sem cor.
- Nunca durmas com maquilhagem posta, utiliza produtos específicos para esse efeito (Caso contrário, resíduos de produtos podem ficar retidos no interior do poro, dilatando-os ainda mais. Vê este post sobre como desmaquilhar o rosto)

Não te esqueças: Cuidados cosméticos e maquilhagem inadequada, podem agravar a situação.
Sabe quais são os produtos mais indicados para ti, enviando e-mail para: oripoupar@gmail.com
0 comentários:
Enviar um comentário
A tua opinião é muito importante, conto contigo!